quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mais de Deus

Encontramos em João 1:12 uma das afirmações mais preciosas da Escritura Sagrada: ”Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”. Este texto revela-nos o amor do Senhor, sua obra redentora e seu maravilhoso propósito para a humanidade. Para aqueles que o recebem é permitido desfrutar de uma relação de mais pura intimidade com Deus, a de Pai e filho. Ainda no livro de João descobrimos o exemplo de uma mulher que vivenciou esta experiência.

Jesus após uma caminhada exaustiva assentou-se junto à fonte de Jacó em Sicar, cidade de Samaria. Junto à mesma fonte aproximou-se uma mulher de origem Samaritana para buscar água, da qual o Senhor inicia um diálogo pedindo-lhe um pouco de água. Jesus pediu aquilo que era o alvo da mulher e logo ela retrucou “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Jo 4:9b). Por traz deste pedido Jesus estava intencionado a alcançar aquela mulher, de saciá-la e de fazê-la filha”.

De fato a pergunta da mulher era coerente, afinal, os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Como, pois, Jesus que era judeu dirigir-se-ia aquela mulher? A resposta fica clara quando retrocedemos ao texto inicial que diz que Ele “veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (1.10) e os que receberam foram feitos filhos do Senhor (1.12).

É inevitável meditar neste texto bíblico e não fazer alusão à aplicação em nossas vidas. Assim como no caso da Samaritana, Jesus conhece as nossas necessidades e às vezes nos conclama a uma renuncia, nos pedindo o que consideramos primordial. Muitas das vezes esta é uma questão difícil de ser compreendida, pois, não entendemos o agir de Deus em nosso favor.

Observe que posteriormente Jesus não ofereceu vinho ou outra bebida a mulher, mas sim água, porém viva. Isto simboliza que o que há de vir é superior ao que foi deixado para traz. Jesus afirma que “aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede” (14a), pois, o que vem de Deus á para satisfação completa.

Ao avanço do dialogo notamos que o propósito de Jesus era mais abrangente, não se limitava à necessidade pessoal dela, o foco era a forma como conduzira sua vida até aquele momento. Jesus proporcionará a samaritana um encontro que pudesse a tocar profundamente com a finalidade de levá-la para mais perto de Deus, antes tratando de seus conflitos, dúvidas, traumas e pecados.

Sobre isso falarei depois, em algum dia no decorrer desta semana.
Temos muito que aprender com esta passagem.

Em Cristo,
Thiago Cavalcante

2 comentários:

  1. é benção de Deus na minha vida poder conhecer e conviver com esse irmão e amigo abençoado.
    ver q Deus tem levantado este jovem para ministração de Sua Palavra e assim abençoar outras vidas como na minha através dessa mansagem. Que nosso Papai te unja com bençãos todos os dias, eu profetizo!!... a paz

    ResponderExcluir
  2. que benção Thiagoo!!
    parabéens pela iniciativaa!!
    que o Senhor te abençooi poderosamentee...
    vidas serão edificadas!
    A Paz!

    ResponderExcluir