segunda-feira, 5 de julho de 2010

Jovens, é hora de crescer intelectualmente

No meio evangélico, o conhecimento tem sido ignorado por alguns e reputiados por outros. Por conta disso, diversos jovens de potêncial considerável tem desperdiçado um talento que poderia ser usado para a Glória de Deus. Este é um tema que discuto constantemente e do qual o texto abaixo faz uma reflexão contundente, rejeitando mitos e fantasias.

Vivemos novos tempos na igreja evangélica no país, nunca vi nem ouvi falar de tantos jovens evangélicos adentrando pelas portas das universidades e faculdades para estudar. Hoje vejo pastores preocupados em se prepararem para trabalhar com os jovens universitários dentro de suas igrejas. Líderes evangélicos que não tinham uma formação básica em teologia estão buscando esse preparo porque sabem que estamos vivendo na era da informação. Na verdade descobriu-se que quem não sabe usar a informação, facilmente será deformado por ela, então a solução foi abraçar o conhecimento, para aprender pôr rédeas no grande fluxo de informações que chega, usando-as para a glorificação da excelência de Cristo.

O mundo pós-moderno é um universo de possibilidades, nesse cosmos as pessoas viram maneiras de alcançarem seus objetivos, visando o bem estar. Para tanto é preciso obter o conhecimento. Antigamente em muitas igrejas, ainda hoje em algumas, ao se ouvir falar em estudar e obter conhecimento, essas palavras eram tidas como sinônimo de "laço de Satanás", frieza e queda espiritual. Pois bem nos círculos evangélicos tanto já se adjetivou pejorativamente a busca de se crescer intelectualmente, porquanto diziam que o conhecimento desviava o homem de Deus: "a letra mata". Entretanto sabemos que isso é uma grande falácia de mentes mal formadas na Palavra do Senhor.

Queridos irmãos saibam que sem conhecimento é impossível crê genuinamente em Deus. O que nos faz diferentes dos animais é a capacidade que temos de escolher pautados na Razão. Partindo desse principio perceberemos que jamais poderíamos ter crido no evangelho de Cristo se não nos fosse anunciado o seu plano de salvação. Paulo assegurou: "Como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram?[..]"(Rm 10.17). Ouvir é conhecer a mensagem, e se conhece, por meio do intelecto. O que muitos pensam é que intelecto não tem nada a ver com fé. Tem sim! O grande teólogo da Igreja, Agostinho, afirmou que é preciso "compreender para crer e crer para compreender". O que ele quis dizer foi que necessitamos entender a Proposta de Deus para nossas vidas, (como Paulo afirmou "a fé vem pelo ouvir"), crê nela. Crendo, as nossas mentes estão aptas para ter um "conhecimento especial" que só o grupo dos fies pode ter. Desse modo, Razão jamais foi contrária á Fé. As duas até determinado ponto andam de mãos dadas, contudo chega um momento nessa caminhada que a Razão diz para a Fé: - só posso ir até aqui. A partir daí, só se pode entender e aceitar determinadas coisas por meio da fé. A fé vai além da razão e não contraria a ela.

É necessário sabermos que crescer intelectualmente é uma forma de compreendermos melhor a Deus e de adorarmos e glorificarmos o seu nome. O homem que busca entender a natureza encontra "vestígios" do Criador, porque ela é obra da Criação dEle. Já ouvi pessoas dizer que quanto mais estudam filosofia mais crêem em Deus. Li testemunhos de cientistas que passaram acreditar em Deus a partir de suas pesquisas científicas. Você sabia que quem estuda o universo é evangelizado por ele, porque na verdade, toda ciência é um estudo sobre a criação feita por Deus, quando não, é um estudo sobre Ele próprio. Vejamos o hino que o salmista entoou: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos" (Sl 19.1), que lindo! Que massa!!!

O escritor de Provérbios asseverou que o "temor ao senhor é o princípio do saber" ou da ciência (Pv 1.7). A verdadeira ciência está em Deus, não se pode querer encontrar um outro deus através dela, já que o Senhor é seu dono, e as suas impressões eternas estão gravadas na Criação. A verdadeira ciência nos indica Deus. Cientistas com mentes cauterizadas pelas trevas é que querem buscar um outro ser supostamente divino através da ciência. Outros tantos querem até tê-la como sua deusa, para tanto querem tirar o Senhor Criador de cena, querem "matá-lo". Mas, não adianta, pois como disse Paulo junto aos filósofos em Atenas: "nEle vivemos, e nos movemos, e existimos" (At 17.28) "dEle é a terra e a sua plenitude", não há ninguém como nosso Deus.

Hei! Adoradores. Cresçam intelectualmente, profissionalmente, eclesiasticamente, em tudo. Mas, lembrai-vos! É para a glória de Deus. O principio de nossas vidas é a glorificação a Deus. Jesus disse o grande mandamento para certo escriba: "Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força" (Mc 12.30). Tudo o que fizermos devemos fazer para a exaltação de Cristo Jesus. Se o homem que ler a bíblia para vanglória, está desagradando ao Pai celestial, porquanto, o principio é crescer, em quaisquer áreas, para que a pessoal de Jesus seja exaltada.

Meu irmão em Cristo, não importa em que campo do conhecimento você está se aprofundando. O meu conselho é: se aprofunde mais. Salomão também te diria o mesmo, não foi à toa que ele afirmou: "Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento" (Pv 3.12). Que sejamos dotados de inteligência como foi Daniel (1.17) e seus amigos, a ponto de eles serem considerados inigualáveis em conhecimento no reino da babilônia. O objetivo deles era de que o Senhor fosse exaltado, eles ouviram o conselho do sábio. Ouçamos também: "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes (apóie) no teu próprio entendimento". Lembremos que o conhecimento é para gloria do Senhor, ele não é o Senhor. Conquistemos a admiração e respeito dos homens para glória de Deus e sua adoração, como fez o menino Jesus (Lc 2.52) praticando o desenvolvimento intelectual, social e espiritual. Oh!!! Glória!

Créditos: Lucas Nascimento / www.lucasnascimento.com.br

Destaque-se, conheça para fazer conheido o nome do Senhor Jesus.

By. Thiago Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário